sexta-feira, junho 30, 2017

16° BPM Recebe Dispositivo Elétrico Incapacitante (SPARK)

O 16° Batalhão de Polícia Militar recebeu na manhã de quinta-feira (29) oito Dispositivos Elétricos Incapacitantes (SPARK), comumente conhecidas como “armas de choque elétrico”. 

Os equipamentos foram adquiridos através de recursos geridos pela Instrução Normativa Conjunta 2/2014, editada pelo Tribunal de Justiça, pela Corregedoria Geral de Justiça e pelo Ministério Público, todos do Estado do Paraná. No âmbito da comarca de Guarapuava, o projeto para aquisição das armas não letais foi encaminhado pelo Conselho de Segurança - CONSEG à Vara da Corregedoria dos Presídios, observando-se o contido no edital 01/2016.

A utilização do equipamento está regulamentada por lei específica, Portaria 006 - D Log, de 29 de novembro de 2007, sendo que sua utilização se torna extremamente eficiente, por causar a incapacitação neuromuscular, classificando-se como uma arma menos-letal.

A cerimônia de entrega se deu no gabinete do comandante do 16° BPM, Ten.- Cel. Erich, onde estiveram presentes a Promotora da Vara de Execuções Penais de Guarapuava, Dra. Marcia Francine Broietti e o Presidente do CONSEG, Sr. Sérgio Annes, além de demais convidados.

Para a utilização dos equipamentos, policiais militares passaram por capacitação, onde, além do conhecimento técnico, os policiais puderam testar os equipamentos, confirmando sua aplicabilidade e eficiência.